Swell Old Is Cool 2011 – Resultados



Àlvaro Fázio campeão da Grand Legend.

As fortes emoções marcaram mais uma vez o Swell Old Is Cool, evento apresentado pela Vans e que tem os patrocínios da Urgh, Drop Dead e BANX, com os apoios de Independent Trucks, Yerbah Decks e Açaí Frooty e homologação da Federação Gaúcha de Skate-FGSKT.

Com constantes mudanças no clima, ora com sol e calor ora com chuva e frio, a perserverança dos skatistas e do público prevaleceram para marcar na história da Swell a sexta edição do evento que promove a integração de todas as gerações do skateboard.

As programações começaram na sexta-feira, com um dia de sol e sessões fortes no new.love Bowl e à noite um evento sediado no BANX, onde rolou mais skate, muito bate-papo e a premiére do video de cobertura da Vans Brasil Tour 2010, video produzido pela Zeppelin Filmes e Lab013, que mostrou a passagem das lendas Steve Caballero, Jeff Grosso, Omar Hassan e cia pelo pampa gaúcho e ilha da magia catarinense. Veja mais aqui.

No sábado, com a abertura oficial das atividades, o Swell Skate Camp foi posto à prova, pois o dia amanheceu com uma chuva intensa e ventos fortes. Mas isto não foi suficiente para interromper a realização do evento, pois o new.love Bowl, pela primeira vez, recebia uma cobertura que possibilitava a prática do skate independente da condição climática.

E assim foi, chuva pela manhã e melhoria a tarde, o que fez com que todas as baterias classificatórias fossem realizadas e o cronograma cumprido conforme o planejado.

Para encerrar o dia em grande estilo as bandas YesomarGalgos e Campbell Trio fizeram um rock de primeira linha, enquanto os skatistas profissionais davam um show na pista. Veja um pouco mais o que rolou no sábado neste link.

No domingo a situação foi exatamente oposta. Muito sol e calor pela manhã, dando sinais de que o dia seria extremamente especial. Famílias inteiras vindas de diversos lugares, turmas de amigos, todo mundo chegava na Swell para ver um show de skate e emoção à flor da pele.

Por volta das 14h, foi feito um minuto de barulho em homenagem a Williams Indião, skatista falecido há duas semanas atrás. Feito isto começaram as finais com a categoria Master, para skatistas entre os 30 e 34 anos, que perto dos demais participantes, são jovens na flor da idade. Novamente, Affonso Muggiati confirmou sua consistência e ficou com a primeira colocação, seguido pelo argentino Federico e pelo mais novo skatista old school Eduardo Dametto.

Logo em seguida veio a vez dos Grand Masters, com idade entre os 35 e 39 anos, categoria mais disputada pois ao todo foram 21 participantes inscritos e o nível mais alto de manobras. Muito empolgante ver a lenda Léo Kakinho desbravando cada canto e curva do new.love Bowl com todo tipo de manobra possível. E desta forma Léo ficou com a primeira colocação, acompanhado de perto por Mauricinho Boff que também encantou o público com grinds muito extensos. A terceira colocação ficou para Henrique Migliano, o Banana.

Na categoria Legend, os skatistas têm idades entre os 40 e 44 anos, ou seja já são grandes vencedores ao manterem a chama sempre acesa. Mas isto não basta e eles continuam mostrando muito skate. Prova disso é Tomáz Guedes, o Tomate, que a cada ano inventa mais manobras e lapida mais ainda o seu estilo único de andar de skate. E neste ano ele repetiu a dose e ficou com a primeira colocação, seguido de seu amigo James Bigo e o terceiro lugar ficou para o carioca Jorge Zunga, que junto de sua esposa Bel Aranha, acamparam na Swell desde terça-feira.

Os donos da festa, os Grand Legends, skatistas com mais de 45 anos são fenômenos ao exibir tanto alto astral e jovialidade. Uma verdadeira aula para todos que presenciaram as sessões protagonizadas por estes senhores. O skate deles é a maior prova de perseverança e positividade. Eles não se entregam, não desistem e continuam abrindo caminhos para as gerações mais novas. O skate deve muito à eles.

E além da perseverança foi possível ver a determinação que fez com que Álvaro Fázio fizesse linhas impecáveis e surpreendentes, ganhando assim seu primeiro e merecido Old is Cool. Lucas Teixeira, local da Swell desde sempre é um dos skatistas com mais fôlego em qualquer sessão. Ele chega a ficar 3h ininterruptas na pista. E isto fez com que ele tivesse gás para ficar com a segunda colocação. O terceiro lugar ficou para César Gyrão, outro perseverante skatista que este ano comemora os 20 anos de sua publicação, a Revista Tribo Skate, a mais antiga em atividade no Brasil.

Enquanto rolava a bateria Grand Legend, no céu nuvens pretas iam cobrindo o Swell Skate Camp e a tensão aumentando. Será que a tão esperada bateria profissional, promovida pela Zeppelin Filmes, não seria realizada por causa do tempo?

A resposta é não. Com tanta gente reunida, tanta energia positiva e mais uma vez a tão falada perseverança, nada poderia impedir que o Swell Old Is Cool 2011 fosse concluído. E desta forma os ventos e chuva que caíram rapidamente sobre a Swell foram espantados e a pista que tinha alguns pontos com respingos d’água foi secada para abrir espaço aos fominhas profissionais, que depois de verem os precursores queriam mostrar que aprenderam muito bem as lições e estão desenvolvendo novas disciplinas.

Marcelo Kosake, Rodolfo Ramo, Gustavo Caverna, Allan Mesquita, Marcos Gabriel, Ragueb Rogério, Ladas Amarilla e o atual campeão mundial Pedro Barros fizeram uma bateria eletrizante, onde Eduardo Dias, o Alemão da Drop entregava a premiação ofertada pela Zeppelin ao skatista que desenvolvesse uma linha incrível.

E o público, que não arredou pé com a chuva, foi ao delírio vendo os gladiadores dentro da pista. No final todos saíram vitoriosos.

E para coroar um fim-de-semana mágico um duplo arco-íris se formou no céu do Swell Skate Camp para deixar todos ali presentes de boca aberta. Pura magia!

RESULTADOS FINAIS:

MASTER

1. Affonso Muggiati (FPOLIS) – 70,4 pts

2. Federico (ARG) – 69 pts

3. Eduardo Dametto (POA) – 64,4pts

4. Demian Balboa (SP) – 61,8 pts

5. Marcelo Colella (SP) – 61,4 pts

6. Rafael Nascimento (FPOLIS) – 59 pts

7. Carlos Alberto “Cheirinho” (FPOLIS) – 57 pts

8. Fernando Tesch (POA) – 55 pts

9. Zek (ARG) – 50,8 pts

10. German Tetation (ARG) – 0 pts

GRAND MASTER

1. Léo Kakinho (Fpolis) – 72,4 pts

2. Mauricio Boff (Criciuma) – 70,6 pts

3. Henrique Migliano (SP) – 70,6 pts

4. Diego Maneiro (ARG) – 68,2 pts

5.  Miguel Záffari (Fpolis) – 67,8 pts

6. Adnan Paniágua (SP) – 67 pts

7. Fernando Gomes (Fpolis) – 65,8 pts

8. Rogério Lemos (SP) – 65,4 pts

9. Nicolas Andres (ARG) 61,2 pts

10. Alexandre “Xandy” (POA) – 60,4 pts

11. Guines (ARG) – 58,6 pts

12. Damian Picardi (ARG) – 57,2 pts

13. Ricardo Andiani (SP) – 57 pts

14. Fábio Shiokwa (SP) – 55,6 pts

15. Segismundo (ARG) – 54,4 pts

16. Luciano Menudo (SC) – 54,4

17. Sandro Ribeiro (SP) – 53,8 pts

18. Rodrigo Jaca (Fpolis) – 52,6 pts

19. André Barros (Fpolis) – 51,6 pts

20. Rodrigo Lantaron (ARG) – 51,6 pts

21. Renato Spagnoli (POA) – 50 pts

LEGEND

1. Tomás Guedes (POA) – 68,2 pts

2. James Bigo (SP) – 68 pts

3. Jorge Zunga (RJ) – 65 pts

4. Daniel Kim (SP) – 64,2 pts

5. Alessandro Micuim (NH) – 62,8 pts

6. Jhonny Drews (SC) – 61,4 pts

7. João Francisco “Pio” (POA) – 58,2 pts

8. Alexandre “Tonel” (NH) – 56,4 pts

9. Eduardo Dias (Fpolis) – 52,8 pts

10. Marcos Kbeça (Fpolis) – 52,6 pts

GRAND LEGEND

1. Álvaro Fázio (POA) – 68,4 pts

2. Lucas Teixeira (POA) – 65,4 pts

3. César Gyrão (SP) – 65 pts

4. Jorge Kuge (SP) – 63,8 pts

5. Cesinha Chaves (RJ) – 62,8 pts

6. Renatão D’Oliveira (POA) – 60 pts

7. Marcelo Chagas (NH) – 53,4 pts

8. Osmar Latuca (RJ) – 52,6 pts

9. Sérgio “Marreta” – 50,4 pts

10. Antonio Demiciotti (SP) – 0 pts

Fonte: Swell Skate

Deixe um comentário