Após desenvolver, com excelência e paixão, um trabalho que transmitiu valores de cidadania aos jovens à margem da lei , dentro da extinta FEBEM, atual Fundação Casa, envolvendo o skate como peça principal e ferramenta de sociabilidade, o empreendedor social Sandro Soares, o Testinha, continua sua missão.
Por quase 10 anos, Sandro frequentou unidades em todo o Estado de São Paulo, onde adquiriu o “know how” que atualmente utiliza nas atividades de prevenção, com cerca de 30 crianças, no projeto Manobra do Bem, que tem como sede a sua própria casa, no município de Poá.
A estrutura é mínima para realizar as aulas e oficinas com as crianças. Sua casa se transformou numa verdadeira escola, onde a cozinha é o refeitório para o café da manhã, a sala um pequeno cinema para os vídeos de skate, e, finalmente, o quintal, é o local onde são desenvolvidas as oficinas de arte com sucata, conscientização sobre reciclagem, e pintura em MDF, desenvolvidas pela pedagoga e esposa de Testinha, Leila Vieira.
Já, as aulas de skate, acontecem na rua, com obstáculos, alguns elaborados por ele e outros que restaram das aulas nas unidades. “O mais importante é que essas crianças estão matriculadas e frequentado a escola, aliás, esta é a exigência”, explica Testinha. A comunidade respeita o projeto e os motoristas tomam cuidado ao passar pelo local.
As atividades do projeto acontecem aos sábados e domingos, das 9 às 12 horas, às vezes com a presença de algum skatista profissional que auxilia nas aulas do Manobra do Bem. Já atividades pedagógicas de arte e reciclagem acontecem em dias esporádicos, respeitando o tempo da pedagoga que é mãe de duas crianças. O projeto já foi visitado pelos profissionais Gian Naccarato, Laercio Lupa e Alexandre Zikkzira, além do artista plástico francês Filo.
Sandro também ministra palestras sobre o skate como ferramenta de inclusão e empreendedorismo social. “Nas palestras tento passa a importância do skate na vida de jovens em situação de vulnerabilidade e de como decidi dar andamento nos meus projetos, por meio da nossa entidade: Social Skate e Manobra do Bem”, explica Testinha que já palestrou para jovens no Senac de Santana, São Paulo, e, em Recife, Pernambuco.
Caso haja interesse em ajudar, participe com doações que possam colaborar com as atividades que o Manobra do Bem busca e, também nas palestras, basta entrar em contato por meio do e-mail socialskate@hotmail.com.

